terça-feira, 25 de setembro de 2012

The Three Stigmata of Palmer Eldritch

Autor: Phillip K. Dick
Ano de publicação: 1965

***

Yo! How's it going?

Há cerca de dois meses, trouxe a vocês um pouco sobre "The Man in the High Castle", obra de um dos autores de ficção-científica mais cultuados de todos os tempos, Phillip K. Dick. Em minha postagem de hoje, mais um de seus grandes trabalhos marca presença: "The Three Stigmata of Palmer Eldritch", um dos grandes livros do escritor publicados durante a década de 60.

Plano de fundo: Em meados do século XXI, colônias humanas em diferentes planetas já são a mais pura e factual realidade. Isso não significa, porém, que o trabalho seja divertido; na verdade, todos aqueles selecionados para colonizar outros planetas, e em especial o desolado Marte, acabam afligidos pela loucura do isolamento e monotonia constante, fatores que fazem os colonos buscarem incessantemente algo que lhes traga qualquer tipo de satisfação. Entra aí a droga alucinógena Can-D.

Desenvolvida pela controversa empresa P.P. Layouts, Can-D oferece alívio instantâneo e transporte mental coletivo a solo terrestre sempre que usada em conjunto com outros produtos da P.P. Layouts, as miniaturas da boneca Perky Pat. Agora, no entanto, outra droga ainda mais poderosa está prestes a entrar em cena e acabar com o monopólio de Can-D e da P.P. Layouts: ela é a forte Chew-Z, trazida do sistema Prox até o sistema Sol por Palmer Eldritch, que há dez anos partira em uma missão interestelar por tais bandas. A potência de Chew-Z, contudo, pode ser capaz de mais do que simples viagens surreais momentâneas, e sua existência e dons quase divinos podem entregar aquilo que até mesmo Deus só prometeu aos humanos. Isso é, se Ele já não foi encontrado.

Papum: "The Three Stigmata of Palmer Eldritch" é a última obra da coletânea de livros de Phillip K. Dick da década de 60 que ainda precisava ler. O resultado, apesar de não tão imaginativo quanto "The Man in the High Castle" ou divertido como "Ubik", é de qualquer forma potente e complexo, abordando novamente temas muito recorrentes nos trabalhos de Dick como a instrumentalização de drogas e a verdadeira percepção da realidade. Having said that, creio ainda que "The Three Stigmata of Palmer Eldritch" seja um dos livros narrativamente mais audacioso do autor, já que seu jogo de cenários ganha ambiguidade ímpar na segunda metade da obra, dificultando qualquer interpretação do que é real e o que não é. E isso Dick faz magistralmente.

Contando com um incomum início introdutório para seu elenco de personagens (que tem em seu foco o dono da P.P. Layouts, Leo Bulero, e seu funcionário precog Barney Meyerson), "The Three Stigmata of Palmer Eldritch" exige compreensão e assimilação instantânea do leitor com relação ao background da obra em um curto espaço de tempo, construído e conduzido mais através de falas do que descrições propriamente ditas. Tratando-se de uma ficção-científica, então, é natural que lutemos para entender de uma vez a simplicidade e estranheza de Perky Pat (alusão clara às bonecas Barbie) e como seu pequeno mundo em miniatura acaba por se materializar através do uso da droga Can-D (leia Candy, referência à forma de bala do objeto). Afinal, a droga é capaz de transportar a mente de seus usuários até Perky Pat ou seu marido Walter Essex (o Ken da coleção), agrupando mentes femininas e masculinas dentro de um corpo que permite um estado de consciência coletiva e imaginação terrena que é mais do que um alívio aos frustrados colonos de Marte. A narração aqui é sublime, e pensamentos se sobrepõe na mesma medida em que os usuários se mesclam e se entendem, formando o que Dick chama de tradução. Tal válvula de escape, é claro, também acaba por inevitavelmente remeter aos prazeres terrenos e até mesmo instintos sexuais suprimidos na vida de qualquer colono, ainda que Can-D seja estritamente proibida por decretos da ONU. As miniaturas da P.P. Layouts, por sua vez, dão vida e solidez a essa vivência transcendente, criando assim um monopólio da empresa que, por ironia do destino, encontra-se prestes a ser ameaçada, o que nos leva ao grande conflito da trama.

Assim que entra em cena, a droga Chew-Z (leia Choose), trazida pelo misterioso Palmer Eldritch do sistema Prox, torna-se uma experiência de tradução mais do que alucinógena. Assim como seu descobridor prega, ela oferece o que Deus apenas prometeu até agora: um amplo sentido de vivência e encarnação que pode ser alterado ao bel-prazer do usuário enquanto o mesmo constrói sua própria realidade e conduz o tipo de existência que quiser, seja ela humana, animal, vegetal ou até mesmo inanimada em seu tempo de efeito. Tal experiência é naturalmente algo etéreo, mas um senso físico também surge dela ao possibilitar que seus usuários vaguem em espaços de tempos diferentes e deixem até mesmo ecos mentais fantasmagóricos que ressoam por realidades sem barreira de espaço ou tempo. O problema disso, contudo, é a presença sempre pontual de Palmer Eldritch em qualquer plano desenhado pelos Choosers, marcando sua onipresença e aspecto divino que fazem Leo Bulero e sua empresa P.P. Layouts tremer diante daquilo a sua frente; sim, pelo visto Palmer Eldritch encontrou imortalidade e divindade em sua jornada a Prox, e seu domínio e influência ultrapassam o plano mental de Chew-Z para chegar até a realidade, onde sua presença se manifesta através de três estigmas recorrentes na visão das personagens: seus olhos mecânicos, dentes metálicos e mão robótica.

Como se tudo isso não bastasse, o confronto ainda ganha mais profundidade quando analisamos que tipo de personagem Leo Bulero é. Afinal, como todo poderoso empresário na história, Bulero faz parte do seleto grupo que tem acesso à E Therapy (Terapia Evolutiva), tornando-o um humano muito mais evoluído do que aqueles que o rodeiam. Isso torna o embate entre Bulero e Eldritch uma luta entre a evolução e o divino, onde não há quem esteja certo ou errado. Vendo o desenrolar das tramas, Barney Meyerson tem o nosso ponto de vista da situação inteira, já que ele é o personagem mais humano do conflito, tendo na separação de sua mulher Emily e na perda de seu trabalho carga emotiva e motivacional o suficiente para querer ir a Marte em busca de reclusão. Ao usar Chew-Z, então, seu ceticismo dá lugar a outro tipo de sentimento, e sua compreensão da verdade inclui o encontro de Palmer Eldritch no sistema Prox com aquilo que todos suspeitavam que pudesse estar em algum ponto do vasto universo: Deus. Sob um ponto de vista complexo, então, a discussão sobre o que de fato Ele é ou o que Ele quer ganha profundidade conforme Palmer Eldritch influencia a realidade de todos, mesmo sabendo que em breve Leo Bulero há de matá-lo. Sua ampla rede, no entanto, talvez já seja grande demais, e uma morte física nada signifique para ele, já que Palmer Eldritch há muito deixou de ser um homem qualquer. Construindo e destruindo a realidade a todo instante, Dick brinca com o que as personagens pensam ser real e o que realmente é, tecendo um confuso e complicado tear de ideais que não pode e nem deve ser entendido de um só modo. Racionalizar seu trabalho aqui é tirar dele todo seu brilho e loucura, consequentemente acabando com o incrível toque de diversão e desafio que é realizar sua leitura.

Agora 'nuff said. Há certamente dezenas de outras coisas a falar sobre o livro, mas quero deixar isso para aqueles que venham a ler a obra. Do mais, continuo insistindo que sigam o blog e voltem sempre que possível!

***

In a nutshell:

- The Three Stigmata of Palmer Eldritch -
Thumbs Up: embate evolução vs. religião profundo e complexo; curiosa ótica sobre a existência de Deus e seu verdadeiro propósito; conflitos pessoais misturam-se em um escopo grandioso de questionamento imaterial; jogo de realidades difícil e ambíguo, perfeito para leitores que gostam de desafios; final altamente interpretativo;
Thumbs Down: tentativas de auto-explicação em seus parágrafos finais;    

Nenhum comentário:

Postar um comentário